quarta-feira, 29 de abril de 2009

Fogo colorido


Uma empresa americana está comercializando produtos químicos em forma de pó que ao serem lançadas no fogo, tem a capacidade de mudar a cor da chama para virtualmente qualquer cor. A reação quimica disso é bem simples de entender. O segredo dos pós é que eles são os mesmos materiais usados em fogos de artifício (a parte não explosiva dos fogos) para colorir os mesmos.Colorir o fogo é relativamente simples e algumas coisas é possível fazer em casa mesmo. Por exemplo, sal de cozinha lançado ao fogo faz a chama ficar amarela. Já óxido de cobre deixa o fogo azul. Oxido de cobre é vendido em lojas de produtos para limpar piscinas. Fazer fogo azul é facil.

 Aqui neste link eles vendem oxido de cobre a 15 reais o saco de 25kg!
Em lojas de produtos químicos é possível comprar outros compostos capazes de mudar a cor do fogo.
Chama vermelha: pó de carvão
Chama amarela-violeta: farinha
Chama amarela: sal de cozinha
Chama azul: enxofre em pó ( + )
Chama verde: sulfato de cobre (CuSO4) ( + )
Chama fucsia: cloreto de litio (LiCl )
Chama laranja: cloreto de calcio (CaCl+)
Chama verde: cloreto de bario (BaCl2)
Chama verde: acido borico
Chama verde-esmeralda: sulfato de cobre
Chama violeta: nitrato de potassio
Chama azul & vermelha: cloreto de potássio

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero fazer uma esperiência igual a essa, com um cano fino de ferro, com os buracos em cima pra sair as chamas, e ligar ao som, e as chamas aumentar e abaixar no ritmo da musica!
como faço isso?!

Anônimo disse...

É possivel cuspir esses reagentes sem efeitos colaterais? No caso para cuspir a chamas coloridas. Sei que o ácido borico é extremamente toxico. Mas e os demais?

Prof. George disse...

Não é aconcelhavel, colocar nenhum desses reagentes em contato com nosso corpo, pois podem ser provocados danos irreverssiveis...

Anônimo disse...

Por que isso acontece? Quero fazer essa experiência, mas segundo a professora eu tenho que explicar como isso ocorre.

Anônimo disse...

Queria entrar em contato com VC George meu nome é Fausto meu email fausto.henrique@bol.com.br quero tirar duvidas e propor algo sou da cia corpo magico www.corpomagico.com.br

Anônimo disse...

Olá George, tudo bom?
gostaria de saber qual farinha eu utilizo para obter a coloração.
alguem?
Obrigado

Anônimo disse...

JÁ FIZ A EXPERIENCIA, DA SUPER CERTO .. A FARINHA É A DE TRIGO!

Anônimo disse...

eu gostaria de saber o porque o fogo fica colorido, que reação aconte entre as substancias é o solvente ou alcool? obrigada.

Ilisea disse...

Ola, td bem???
Gostaria de saber como aplico isso ao fabricar velas. Faço velas artesanais e seria bem interessante faze-las com a chama diferente. Meu e mail é ilisea@hotmail.com, aguardo a resposta. Obrigada!! :)

Prof. George disse...

Olá Ilisea,

Fazer isso é bem simples, é só colocar um pouco de qualquer uma dessas substancias, destro da parafina, antes da moldagem da vela, e lembre-se cada substancia apresenta uma coloração diferente...