terça-feira, 5 de maio de 2009

experimentos interessantes


Segunda-feira dia 04 de maio de 2009 houve aula prática de laboratório, onde foram postos em prática, experimentos interessantes como a obtenção do gás hidrogênio e gás acetileno, a partir de reações químicas.

Durante a aula alguns alunos opinaram para participar dos experimentos, então após vestirem o jaleco de laboratório, inicio-se o manuseio dos materiais a serem postos em prática, materiais simples do cotidiano dos alunos, como por exemplo:

Papel alumínio (encontrado em supermercados, e em formas de quentinha é utilizado para conservar a temperatura);
Soda Caustica (hidróxido de sódio, encontrado em casas de material de construção ou supermercados é utilizado na limpeza de vasos sanitários)

Após diluir a soda caustica em água, adiciona-se papel alumínio, já se inicia a reação química, a partir daí é que inicia a liberação do gás hidrogênio, H2.

Os alunos participaram da aula dando maior ênfase e motivação ao restante da turma, durante a aula surgiram muitas perguntas, que foram esclarecidas uma de cada vez.

Logo após veio o experimento de obtenção do acetileno (Etino - C2H2) que é um gás incolor e de odor desagradável, durante a aula muitos alunos reclamaram do cheiro do gás alguns se afastaram um pouco do experimento, mas após alguns instantes foram se adaptando ao ambiente, para a produção desse experimento, foram utilizados os seguintes materiais:

Carbureto (carbeto de cálcio - pedra utilizada por mecânicos e lanterneiro para produzir acetileno que provoca a combustão com chama, fazendo assim uma chama de alta temperatura que chega a aproximadamente 3300 C°, para que possam derreter ou cortar alguns metais)

Água (H2O, encontrada no consumo diário dos seres viventes)

Primeiramente foi demonstrado aos alunos que a pedra de carbureto não é inflamável, pois em contato com fogo, não acontece a combustão.
Quando se adiciona água a pedra, ela começa a reagir produzindo bolhas e aumento de temperatura, liberando assim o acetileno que é inflamável, agora em contato com fogo a pedra demonstra que está emitindo-se uma determinada combustão produzida pelo acetileno.


Tanto o acetileno quanto o hidrogênio foram obtidos de maneira iguais, porém o hidrogênio é um gás mais leve, então o balão que tinha hidrogênio H2 ficou flutuando enquanto o que tinha acetileno ficou no chão, ou seja, o acetileno é mais pesado que o hidrogênio.

Ao termino da aula as bexigas foram expostas à chama de fósforo, produzindo assim uma imensa explosão, a bexiga que continha o gás hidrogênio produziu uma imensa bola de fogo, já bexiga que continha o gás acetileno alem de produzir uma grande bola de fogo, liberou uma enorme camada de fumaça preta, foi o maior corre-corre das meninas, pra não sujarem os cabelos com a fumaça...

5 comentários:

Anônimo disse...

interessante

Anônimo disse...

ficou interessante!!

janielle disse...

sou janielle Bezerra,estudo no Instituto padre Miguelinho e fazendo uma pesquisa rapida encontrei esse site.Amanhã tenho uma feira de ciencias onde será apresentado a reação acima...
ficou muito bom seu trabalho, parabens.
janiellebezerra@hotmail.com

Anônimo disse...

muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Tipo quem escreveu poderia ter esquecido o obvio e colocado a explicação correta para o fato do balão com o acetileno não se encontrar flutuando.
A explicação correta é que:
O gás hidrogênio(H2) é menos denso do que o ar(mistura gasosa presente na atmosfera), enquanto que o acetileno(C2H2) é mais denso do que o ar.