Mais uma vez as aula de laboratório fizeram sucesso, dessa vez os experimentos foram produzidos pelos próprios alunos, as atividades envolviam os indicadores fenolftaleina e azul de bromo timol e papel indicador universal.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
É hora dos alunos praticarem!
Mais uma vez as aula de laboratório fizeram sucesso, dessa vez os experimentos foram produzidos pelos próprios alunos, as atividades envolviam os indicadores fenolftaleina e azul de bromo timol e papel indicador universal.
Semana de prova da Escola Estadual Rosa Pignataro
terça-feira, 5 de maio de 2009
experimentos interessantes
Segunda-feira dia 04 de maio de 2009 houve aula prática de laboratório, onde foram postos em prática, experimentos interessantes como a obtenção do gás hidrogênio e gás acetileno, a partir de reações químicas.
Durante a aula alguns alunos opinaram para participar dos experimentos, então após vestirem o jaleco de laboratório, inicio-se o manuseio dos materiais a serem postos em prática, materiais simples do cotidiano dos alunos, como por exemplo:
Papel alumínio (encontrado em supermercados, e em formas de quentinha é utilizado para conservar a temperatura);
Soda Caustica (hidróxido de sódio, encontrado em casas de material de construção ou supermercados é utilizado na limpeza de vasos sanitários)
Após diluir a soda caustica em água, adiciona-se papel alumínio, já se inicia a reação química, a partir daí é que inicia a liberação do gás hidrogênio, H2.
Os alunos participaram da aula dando maior ênfase e motivação ao restante da turma, durante a aula surgiram muitas perguntas, que foram esclarecidas uma de cada vez.
Logo após veio o experimento de obtenção do acetileno (Etino - C2H2) que é um gás incolor e de odor desagradável, durante a aula muitos alunos reclamaram do cheiro do gás alguns se afastaram um pouco do experimento, mas após alguns instantes foram se adaptando ao ambiente, para a produção desse experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
Carbureto (carbeto de cálcio - pedra utilizada por mecânicos e lanterneiro para produzir acetileno que provoca a combustão com chama, fazendo assim uma chama de alta temperatura que chega a aproximadamente 3300 C°, para que possam derreter ou cortar alguns metais)
Água (H2O, encontrada no consumo diário dos seres viventes)
Primeiramente foi demonstrado aos alunos que a pedra de carbureto não é inflamável, pois em contato com fogo, não acontece a combustão.
Quando se adiciona água a pedra, ela começa a reagir produzindo bolhas e aumento de temperatura, liberando assim o acetileno que é inflamável, agora em contato com fogo a pedra demonstra que está emitindo-se uma determinada combustão produzida pelo acetileno.
Tanto o acetileno quanto o hidrogênio foram obtidos de maneira iguais, porém o hidrogênio é um gás mais leve, então o balão que tinha hidrogênio H2 ficou flutuando enquanto o que tinha acetileno ficou no chão, ou seja, o acetileno é mais pesado que o hidrogênio.
Ao termino da aula as bexigas foram expostas à chama de fósforo, produzindo assim uma imensa explosão, a bexiga que continha o gás hidrogênio produziu uma imensa bola de fogo, já bexiga que continha o gás acetileno alem de produzir uma grande bola de fogo, liberou uma enorme camada de fumaça preta, foi o maior corre-corre das meninas, pra não sujarem os cabelos com a fumaça...
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Aulas de Laboratório
O que mais deixou os alunos impressionados foi quando se utilizou o indicador, por exemplo, a fenolftaleina, essas substancia ao entrar em contato com uma base como a soda caustica (hidróxido de sódio) apresenta coloração rósea, e quando se coloca um pouco de ácido clorídrico na solução de hidróxido de sódio, ela perde novamente a coloração, voltando a ficar tudo transparente, outro indicador utilizado foi o azul de bromo timol que em contato com um ácido atinge coloração amarela e em uma base, coloração azul, o papel indicador universal, em contato com ácido apresenta coloração vermelha e em contato com uma base apresenta coloração azul.
Alguns alunos quiserem participar dos experimentos, mas para isso foi preciso que os mesmos vestissem os jalecos.
O IMPORTANCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA COMO GERADOR DE OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO.
A Escola Estadual de Rosa Pignataro situada em Nova Cruz - RN se configura como a melhor escola pública, dedicada ao ensino médio e fundamental na cidade. Possuindo uma clientela de mais de mil jovens, enfrenta os dilemas que a escola pública vivencia. Em 2007 um levantamento efetuado junto aos professores de Química desta escola, tentou identificar o porque da não utilização do laboratório de Química como aparato didático auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, constando-se à inadequação do mesmo, o laboratório não vinha sendo utilizado para a realização de aulas práticas, demonstração de conceitos, espaço para investigação, etc. Durante aquele ano, procurou-se equipar e utilizar o laboratório, através de atividades implementadas com os alunos da escola por estagiários da UFRN. Decorrido dois anos, revelou-se que a efetiva utilização deste, não se devia exclusivamente à falta de condições adequadas ao trabalho experimental, mas sim a resistência de alguns professores efetivos da escola, ao se deparar com a modernidade.
Considerando esta situação, pensou-se num trabalho, envolvendo os estagiários, que levasse os alunos a valorizar o laboratório e cujo aprimoramento de seus próprios conhecimentos estivesse atrelado à realização de atividades práticas no mesmo.
O objetivo é criar condições que demonstrem a importância do laboratório de Química como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, um espaço em que tanto professor como aluno possam discutir conceitos e ciência.
A metodologia utilizada enfoca o professor (estagiário) como alvo de aprendizagem. Encontros semanais entre os estagiários de Química com tutores e alunos da UFRN são realizados para propiciar um espaço de reflexão e estudo, voltado às práticas de laboratório.