quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto Produzindo Sabão

Sabão Caseiro e rápido

1º Ingredientes


500g de Soda Cáustica em escamas
100g de Sabão em Pó
4 L de Água Fervente
4 L Cebo – Derretido e quente
2 L de Álcool
50 ml de Amaciante de Roupas
30 ml de essência
50 ml de Corante
50 ml de Lauril


2º Preparação do Kit


Coloque o corante, o amaciante, o lauril e a essência em 500 ml de água fervente e misture


3º Passo a Passo

Num balde grande de plastico despeje a soda caustica e o sabão em pó, despeje a água fervente com cuidado e mecha sempre; após 5 minutos mexendo sempre despeje o cebo bem quente e fervendo (sempre com muito cuidado) e mecha por até 10 minutos, logo após coloque o álcool e mecha por mais 15 minutos. Quando esta mistura começar a ferver dentro do balde, adicione o kit com os outros ingredientes.

4º Obs.:

use luvas
1 – Balde de plástico
1 – Proteção pra não inalar os vapores emitidos durante o preparo
Meça o cebo e a água com uma caneca de alumínio, não use vasilhas de plástico
Mecha sempre com cuidado, para não sofrer queimaduras de 3º grau.

EERP na II CIENPO - RN

Professores e alunos da Escola Estadual Rosa Pignataro irão participar da II feira de ciências potiguar - CIENPO. No praia mar Hotel, nos dias 19 e 20 de novembro.

Os Professores articuladores são:

* Wellington;
* George;
* Nivaldo;
* Valdic.
A equipe que irão apresentar o projeto Produzindo Sabão serão o autor do Projeto - Prof. Wellington (Biologia), e professor George (Química) como colaborador, e ainda terá a presença de três alunos que foram selecionados para junto com os professores desenvolverem o projeto, Anderson Júnior (3º I Noturno), Erlany Maiara (2º G Noturno) e Kérbia (3º I Noturno).
Banner do Projeto "Produzindo Sabão"

Já a equipe do projeto Fábrica de Química Que tem com Autor Prof. George (Química), e Professor Valdic (Química) como Colaborador, com a participação dos alunos , Emerson Mayk ( 2º I Noturno), David( 2º I Noturno) e Joseane(2º G Noturno).

Banner do Projeto "Fábrica de Química"

sábado, 7 de novembro de 2009

aula pratica





coeficiente de solubilidade

Coeficiente de solubilidade - É a quantidade máxima, em grama, de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura.

Exemplo: o coeficiente de solubilidade do KNO3 em água é 31,6 g de KNO3 para 100 g de H2O a
20 ºC.

Solução saturada: é aquela que não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade.

Solução insaturada: é aquela que ainda consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, ainda não atingiu o coeficiente de solubilidade.

Solução supersaturada: é aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade, são instáveis.

Curvas de solubilidade: são gráficos que indicam como o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura.
Obs: a solubilidade de gases diminui com o aumento de temperatura. A solubilidade de sólidos, geralmente, aumenta com o aumento de temperatura.

Debate na EERP

Nesta sesta-feira, dia 06 de novembro ás 19:30 h, na Escola Estadual “Rosa Pignataro” houve o esperado debate entre os candidatos a diretores. Formando a chapa 1 Professora Gilvanise (diretora) e Professor Rogério Felipe (Vice-Diretor), e a chapa 2, Professor Renato Lima (Diretor) e Professor Maurício (Vice-Diretor), as duas chapas se comportaram de forma exemplar, apresentando as propostas e respondendo algumas perguntas elaboradas por alunos e professores, foram momentos interessantes para os alunos e professores presentes, tendo em vista que o debate reuniu vários alunos dos horários matutino, vespertino e na grande maioria alunos do horário noturno, como também alunos da categoria magistério.

Também estiveram à frente da organização a atual Diretora Sônia Ferreira, Professora Edicelma Pinheiro e Nízia, professor João Bosco foi o mediador. Na oportunidade esteve presente o diretor da 3ª DIRED do RN, Pe. Adelson.

O evento teve como principal objetivo revelar os planos de direção e as propostas que cada uma das chapas pretendem implantar na escola.

professor joão bosco recebendo das mãos da estudante mayara perguntas elaboradas pelos alunos


Diretora Sônia fazendo comentários sobre o debate

professor Maurício e professor Renato Lima

Professora Gilvanise e Professor Rogério Felipe