quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aula prática sobre a obtenção e combustão do gás acetileno

Alunos do 3º ano H noturno 2010 da escola Estadual Rosa Pignataro - EERP, participam de aula prática aprendendo sobre o carbeto de calcio , como é obtido, como reagem em contato com água, e o que ele produz com a reação.

A aula foi muito empolgante, os alunos ficam entusiasmados com os acontecimentos, pra eles são coisas novas, coisas que poucos conhecem e com a aula prática eles podem ter um maior conhecimento sobre o tema abordado em sala de aula.


Experimento

Objetivo: Aprofundar o conhecimento doa alunos sobre o conteúdo de hidrocarbonetos (alcinos). Demonstrar o carbeto de cálcio (CaC2), como reage em contato com água, o que é produzido após a reação. Demonstras passo a passo a obtenção e combustão do gás acetileno.

Obtenção do gás acetileno(Etino) - o carbeto de cálcio (CaC2) é uma pedra sólida que quando entra em contato com água reage fortemente formando assim muitas bolhas de ar, como uma espécie de efervecência, essas bolhas de ar são na verdade o gás acetileno que está sendo liberado, e quando qntra em contato com a chama entra em combustão liberando uma foligem negra.

Procedimentos: Em um vidro de relógio coloque uma pequena pedra de carbeto de calcio (CaC2) popular carbureto, em seguida em um tudo de ensaio coloque 5 ml de água, após efetuar a medida, coloque a água do tubo de ensaio em contato com o carbeto de calcio, observe o que acontece, logo após com muito cuidado coloque uma chama próximo das bolhas que estão sendo liberadas, observe e note em seu caderno, ao ser consumido todo carbureto, coloque duas gotas de fenolftaleina no que restou da reação, observe e note em seu caderno.
Turma do 3º H Noturno 2010
Alunos que participaram da aula experimental

A empolgação faz parte do aprendizado
Video da obtenção do gás acetileno

Ao termino da aula ainda tivemos a oportunidade de realizar a obtenção e a combustão do gás acetileno, durante a combustão o gás explode tendo uma grande liberação de energia e uma alta temperatura, apresentando uma chama amarela com muita formação de foligem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie aqui seu comentário!