segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Magica do Vinho - Reação de ácidos e Bases

Mágica do vinho

Objetivo: Identificar ácidos e bases.
Procedimento:
a) Preparar a fenolftaleína: Com o auxílio do bastão de vidro, dilua em 100 ml de alcool etílico, 1 g do pó de Fenolftaleina.
b) Preparar o vinho mágico: Adicione 10 gotas de hidróxido de sódio em 1litro de água. Em seguida, acrescente 10ml da solução de fenolftaleína e observe (a solução se tornará cor de vinho). Depois colocar o vinho mágico em uma garrafa.
c) Preparar a solução de hidróxido de sódio: Colocar 20ml de água em um béquer e adicionar três colheres de sopa de hidróxido de sódio. Mexer com um bastão de vidro e colocar a substância em um vidro conta - gotas.
d) Mágica: Colocar 1 gota de ácido sulfúrico na 1ª taça e 2 gotas da solução de hidróxido de sódio na 2ª taça. Em seguida, adicionar um pouco do vinho mágico na 1ª taça e observar. Depois, passar o conteúdo da 1ª taça para a 2ª taça e observar.
Discussão: Ácidos e bases podem ser identificados por diferentes procedimentos. A reação de um ácido com uma base forma água. Os indicadores ácidos - base permitem perceber esta mudança.

2 comentários:

Anônimo disse...

e legal vou botar no meu relatorio.parabens..

Anônimo disse...

e legal vou botar no meu relatorio.parabens...