quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Professor Valdic Desenvolve Projeto Biodiversidade na EERP


Neste Projeto Biodiversidade,Tem -se como sub-tema “Vivenciando a Química Ambiental, onde os alunos terão a oportunidade de estudar as causas, os efeitos e as possíveis soluções para fenômenos como “efeito estufa” e “chuva ácida”. Abordaremos ainda, alguns experimentos Químicos e demonstrações alusivas a combustões de combustíveis emitentes de gases estufa e geradores de chuvas ácidas. Serão realizados também experimentos específicos que evidenciam a ocorrência de reação Química em cadeia, reação de combustão do gás hidrogênio (fonte de energia limpa) e teste para determinação do percentual do teor de álcool na gasolina.

Tendo Como Principais Objetivos

Desenvolver a criatividade dos alunos através confecção de moléculas orgânicas, cartazes e produção de textos
Conhecer o uso de combustíveis fósseis no cotidiano, a combustão e o processo de poluição dos gases emitidos na atmosfera.
Mostrar fontes renováveis de combustíveis (álcool-etanol e biocombustiveis) com emissão de menor quantidade de gases poluentes na atmosfera.
Compreender que a emissão de poluentes na atmosfera, como óxidos de nitrogênio (N0x), dióxido de enxofre (SO2) e gás carbônico (CO2),provocam a ocorrência de chuva ácida e efeito estufa.
Mostrar a reação química que produz o gás hidrogênio (H2).
Mostrar que o gás hidrogênio (H2) é inflamável e que é chamado de combustível do futuro.
Demonstrar que a combustão do gás hidrogênio(H2) produz energia na forma de calor e água líquida, sendo uma fonte renovável de energia e não poluente.

Tendo Ainda a Realização de experimentos de química como:

REAÇÃO QUÍMICA DO METAL ALUMÍNIO COM UMA SOLUÇÃO BÁSICA DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH).

PORCENTAGEM DE ÁLCOOL NA GASOLINA

REAÇÃO QUÍMICA EM CADEIA

OXIDAÇÃO DE ÁLCOOL COM KMnO4(em meio ácido KMnO4 / H+)

UMA COMBUSTÃO DIFERENTE(OXIDAÇÃO DE ÁLCOOIS).

O ALGODÃO QUE NÃO QUEIMA

PILHAS ELETROQUÍMICAS

Nenhum comentário: