quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Projeto Fábrica de Perfumes

Muitas pessoas adoram perfumes e têm muita criatividade. Elas gostariam de fazer perfumes em casa, mas muitas vezes não encontram oportunidades ou não tem o conhecimento necessário ou até mesmo um guia que traga dicas de verdade e que ensine a responder coisas como “onde comprar produtos para fazer perfume?”, “que ingredientes são necessários para fazer em casa?”, “pode-se ter lucro fazendo perfumes?” e várias outras. Então diante das dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio noturno faz-se necessário algo inovador que venha dar motivação, entusiasmo e auto-estima a alunos que se sentiam insatisfeitos com as aulas de química que eram aplicadas na escola, nas quais os conteúdos não eram de fato bem compreendido, pois segundo os relatos de alguns alunos, não havia nada de interativo, nas aulas de química, apenas a utilização de lousa e lápis. Então percebendo que em nossa sociedade contemporânea o conhecimento é fundamental a sobrevivência humana e principalmente a sua própria evolução.
A Química que é a ciência que trata das substancias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação que é a mesma que estuda a maneira que os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações. A partir desses princípios, a experimentação é a ação direta na metodologia da química. Portanto o projeto de intervenção, cujo tema chama-se “Fabrica de Perfumes”, será apresentado na feira de ciências da Escola Estadual Rosa Pignataro aonde vem possibilitar maior significado e motivação aos alunos para a aprendizagem dos conceitos, tendo em vista, uma aprendizagem contextualizada dinâmica e diversificada para um conhecimento eficaz a partir da pesquisa e da prática na produção de perfumes. Essa é a preocupação com o aluno como sujeito de sua aprendizagem, que significa afirmar que é dele o movimento de darem novos significados o mundo, isto é, de construir explicações norteadas pelo conhecimento científico. Já dizia muito bem, Issac Newton “O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano” e é esse mistério de descoberta que move os químicos ou pesquisadores em todo mundo, que colocamos como sede de conhecimento que nos motiva diretamente a pesquisa.

2 comentários:

rafael disse...

Boa noite, george gostaria de saber a receita passo a passo do perfume obj...

Prof. George disse...

Projeto Fábrica de Perfumes tras pra você como fazer perfumes

Objetivo: com a utilização de substancias apropriadas, criar perfumes a partir da essência desejada.

Materiais e reagentes

800 ml de álcool de cerais
10 ml de essência
3 ml de fixador
16 ml água destilada
6 ml dipropileno glicol
Vidro Âmbar(escuro) de 200ml para a maceração

Procedimentos

Coloque o álcool em um copo graduado
Em seguida junte a essência e o fixador
Misture bem e acrescente o dipropileno glicol e a água
Coloque com auxilio de um funil o perfume em vidros.
Não preencha o vidro até a borda, deixe um espaço.
Leve para macerar
Deixe o perfume no dia que foi feito em temperatura ambiente longe da claridade.
Depois de 24 horas levar para geladeira por mais 24 horas, ir alternando por 10 dias.
Serve para tirar o cheiro forte de álcool. Outro modo é adicionar em frasco escuro e deixar em lugar escuro e fresco durante 30 dias.

Você pode fazer em proporções miores.