sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como os metais pesados podem prejudicar sua saúde


Poluição, produtos químicos, cosméticos, aditivos alimentares, herbicidas são fontes de metais pesados como o alumínio, cádmio, chumbo e mercúrio. De acordo com a nutróloga e especialista em prática ortomolecular Sylvana Braga, a intoxicação por esses metais se desenvolve de forma lenta, resultando em doenças com sintomas físicos e mentais. No livro Dieta Ortomolecular, ela aponta onde estão os metais tóxicos e quais são seus riscos:

Alumínio

Onde encontrar: água potável, queijo, sal, latas de conservas, embalagens e panelas de alumínio, filtro de cigarros, utensílios de cozinha (facas, garfos e colheres), perfumes, desodorantes, cremes e pastas de dente.

Partes afetadas: estômago, ossos e cérebro.

Efeitos: dor de cabeça, prisão de ventre, falta de energia, cólicas abdominais, fraqueza geral, pele e boca seca, confusão mental e irritabilidade.

Cádmio

Onde encontrar: peixes, farinhas refinadas, chás, café, cigarro e baterias elétricas.

Partes afetadas: córtex renal, sistema nervoso, vasos sanguíneos, rins e coração.

Efeitos: aumenta o risco de câncer e depressão, hipertensão, hipotensão, danos nos rins, perda de apetite e de olfato.

Chumbo

Onde encontrar: leite, vinho, uísque, gasolina, cigarro, bateria, tintas de parede e brinquedo, cosméticos (tinta de cabelo) e alimentos: fígado e vegetais (cultivados em áreas industriais).

Partes afetadas: ossos, fígado, rins, pâncreas, coração, cérebro e sistema nervoso.

Efeitos: fraqueza, apatia, perda de memória, prisão de ventre, queda de cabelo, zumbidos, depressão, hipertensão arterial, inflamação nos rins e tendência a aborto espontâneo.

Mercúrio

Onde encontrar: água, alimentos (peixes e frutos do mar), açúcar, tomate, fungicidas, pesticidas, filtros de ar-condicionado e creme clareador da pele.

Partes afetadas: membranas celulares, sistema nervoso e centros de dor e apetite.

Efeitos: conjuntivite, diarreia, depressão, memória fraca, hepatite, convulsões e perda de apetite e peso.

Em algumas ocasiões, esses metais pesados deslocam os minerais essenciais. O chumbo, por exemplo, desloca o cálcio, ferro, cobre e zinco, fazendo com que eles fiquem em déficit no organismo. Já o cádmio, desloca o zinco e afeta a absorção de cobre.

Em alguns casos é possível estar contaminado por mais de um metal tóxico e os sintomas podem se sobrepor ou se intensificar. Para reequilibrar o organismo e eliminar os metais pesados, Sylvana recomenda a dieta ortomolecular elaborada por um especialista que vai identificar as necessidades do paciente.

Dieta ortomolecular: a queridinha das celebridades

Letícia Spiller, Giovanna Antonelli e Priscila Fantin são algumas das celebridades que resolveram apostar na dieta ortomolecular para perder peso e ganhar disposição. O princípio desse tipo de dieta é identificar desequilíbrios nutricionais e, a partir da análise de hábitos do paciente, introduzir alimentos integrais, orgânicos e frescos, suplementos nutricionais (na forma de cápsulas, comprimido, pó, injeção), uso de panelas de vidro ou antiaderentes.

Esta notícia foi publicada em 20/06/2012 no sítio Diário Catarinense. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...


Tenha muito cuidado com todos os itens comprados. Então você tem que manter em mente para comprar apenas produtos e certificações. Especialmente quando se trata de perfumes e desodorantes.